O projeto europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing across the Life Cycle), co-financiado pela Comissão Europeia e pelos Estados Membros (e Islândia e Noruega) e do qual a Direção-Geral da Saúde é parceira, teve como objetivo, entre outros, identificar e disseminar boas práticas relativas a doenças crónicas e envelhecimento saudável. Estes trabalhos tiveram continuidade na nova Joint Action CHRODIS+, que pretende promover a implementação de boas práticas, em vários Estados Membros.

Aproveitando conhecimento agregado ao longo de 3 anos de colaboração internacional do projeto, foi lançado um documento que descreve “12 Passos para a Implementação de Práticas Destinadas a Reduzir a Carga das Doenças Crónicas”, sendo eles:

  1. Projetar a prática;
  2. Capacitar a população-alvo;
  3. Garantir investimento e recursos adequados;
  4. Ser exaustivo mas não complicado;
  5. Interagir regularmente com sistemas relevantes;
  6. Educar e treinar;
  7. Respeitar os princípios éticos;
  8. Garantir boa governança;
  9. Garantir a sustentabilidade e a possibilidade de ampliação;
  10. Ter em conta a igualdade;
  11. Avaliar;
  12. Utilizar a plataforma CHRODIS.

Esta ferramenta prática reveste-se de grande utilidade, particularmente para profissionais de saúde e decisores políticos responsáveis por desenvolver, impulsionar e disseminar estratégias de promoção do envelhecimento ativo e saudável.

O documento completo pode ser consultado em:
http://chrodis.eu/wp-content/uploads/2015/06/ja-chrodis_12steps_final.pdf (inglês) e em http://chrodis.eu/wp-content/uploads/2015/06/ja-chrodis_12steps_es02.pdf (castelhano)