Numa sociedade envelhecida, com um crescente isolamento social das pessoas idosas, são de destacar as iniciativas que promovem a solidariedade, a aproximação, a entreajuda, o convívio e a partilha de ideias entre gerações, ajudando a reduzir a solidão e a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

A Associação “Amigos Improváveis”, formada em 2014, tem como objetivo combater a solidão das pessoas idosas na cidade de Lisboa, através de visitas semanais de voluntários a casas de pessoas com mais de 65 anos que vivem sozinhas.

Este projeto, de reduzidos custos e fácil replicação, está já implementado em 10 zonas da cidade de Lisboa (Algés, Alvalade, Areeiro, Avenidas Novas, Campo de Ourique, Campolide, Estrela, Lumiar, Misericórdia e São Domingos de Benfica) e conta com quase 200 voluntários, que acompanham cerca de 65 pessoas idosas.

Os voluntários desta associação são, maioritariamente, estudantes universitários, e comprometem-se a visitar a “sua” pessoas idosa ao longo de um período não inferior a seis meses, tendo que assinar um termo de responsabilidade. Cada pessoa idosa tem associado um grupo de voluntários que se revezam e se organizam, por forma a ser feita, pelo menos, uma visita semanal, evitando quebra de confiança ou a desfeita de expectativa.

Ao juntarem-se a esta associação, os voluntários recebem uma formação ministrada por uma equipa de enfermeiros e assistentes sociais, na qual são dados avisos e conselhos relativos aos cuidados a ter na relação com pessoas idosas. Se assim o desejarem, os voluntários podem ainda receber formação de luto, para melhor se prepararem para o caso de falecimento da “sua” pessoa idosa.

Durante as visitas, que têm uma duração mínima de uma hora, os voluntários estimulam as pessoas idosas das mais diversas formas, através da leitura de um livro, de um passeio, de uma ida ao cabeleireiro, ao cinema, ao teatro, ou a um concerto, ou, simplesmente, de uma conversa. Também as pessoas idosas têm, frequentemente, histórias antigas, interessantes e curiosas para partilhar e coisas para ensinar como costura, tricot, pintura, entre outras.

Além das visitas, a Associação promove, ainda, atividades para juntar todos participantes, como arraiais, festas de Natal, etc..

As pessoas idosas podem inscrever-se diretamente no projeto, ou serem assinaladas pelas paróquias, assistentes sociais ou outros.

Os interessados em tornar-se voluntários desta Associação, devem entrar em contacto com a mesma, através de email (amigosimprovaveis.voluntariado@gmail.com) ou da página de Facebook (https://www.facebook.com/AmigosImprovaveis/).